Cultura. Exposições. Bela vista. Ruas de paralelepípedos. Bares. Restaurantes. Samba. Casarões antigos. Ruas tranquilas. Becos. Ruas arborizadas. Estas são algumas das palavras que descrevem o ar “vintage” de Santa Teresa. O distrito mais completo da cultura do rio, cheio de exposições de arte, muitas nas próprias casas dos artistas.

É muito bom poder ficar admirando a arquitetura tradicional, seguido pelas antigas rotas do bondinho.

Passar um dia aqui (e quem sabe até mesmo um fim-de-semana!) é um dos programas turísticos mais procurados no Rio.

Antes de começar as dicas do #RoteiroAboutRio da semana, uma dica básica: prepare as canelas! Sim, Santa tem ladeiras sem fim. A boa notícia é que tudo é bem pertinho.

Vamos começar o dia aqui com um delicioso café da manhã, e uma das sugestões vai para o

Parque das Ruínas

Um dos lugares que mais gosto aqui é do Parque das Ruínas, onde fica o antigo palácio Murtinho Nobre, o espaço tem uma programação cultural bem variada. Arquitetura e uma linda vista da Baía de Guanabara.

Vista do Parque das Ruínas (Foto de Renata Feler – About Rio)

Museu da Chácara do Céu

Museu da Chácara do Céu que está ao lado.

Café do Alto

Restaurante com tradição nordestina no meio da agitação artística e gastronômica do bairro. ?❤️
Com uma variedade de itens, como ovos mexidos com carne seca, cuscuz, queijo coalho, frios, sucos, pães, tapioca, bebidas quentes e muitas outras iguarias que não podem faltar em uma mesa nordestina, como o café coado na xícara esmaltada.

Super recomendamos, já viemos algumas vezes e sempre delicioso! Café da Manhã daqui também é bem recomendado, mas ainda não viemos conferir. ??

Café do Alto - Santa Teresa - Foto de About Rio
Café do Alto – Santa Teresa – Foto de About Rio

Doceria Portuguesa – Alda Maria

Em uma casinha insuspeita, desconhecida pela maioria dos cariocas, se esconde uma doceira de mão cheia em Santa Teresa.

Alda Maria é de Pelotas e nunca pisou em Portugal, mas de suas mãos saem alguns dos melhores doces portugueses do Rio.

Há quem pense que doçaria portuguesa é tudo igual, nada além de ovos e açúcar… Mas o delicado equilíbrio que faz a diferença entre doces pesados e açucarados e as pequena jóias que saem dos manuais da doçaria conventual é algo difícil de encontrar. E Alda executa algumas das famosas receitas com maestria.

Alda Maria (Foto divulgação) - doceria portuguesa
Alda Maria (Foto divulgação)

O legal dessa região é que também dá para passear pelos ateliês locais e ver/comprar lembrancinhas, roupas, acessórios, quadros, artigos de decoração. Com sorte, você ainda poderá dar de cara com algum artista produzindo seu quadro ali ao vivo. É cena comum no bairro.

https://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Cópia-de-Cópia-de-RoteiroAboutRio-2-1024x512.pnghttps://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Cópia-de-Cópia-de-RoteiroAboutRio-2-150x150.pngRenata FelerScriptsAbout Rio,AboutRio,bonde de santa teresa,Bondinho,bondinho de santa teresa,bondinho Santa Teresa,Carioca,Dicas,horário de funcionamento bonde,o que fazer,O que fazer de graça,Where to eat,Onde comer no Rio,onde ir,Restaurante Santa Teresa,Rio,Rio de janeiro,RJ,roteiro,roteiro gratuito,Santa Teresa,Santa TEresa Rio de Janeiro,segredos de Santa TeresaCultura. Exposições. Bela vista. Ruas de paralelepípedos. Bares. Restaurantes. Samba. Casarões antigos. Ruas tranquilas. Becos. Ruas arborizadas. Estas são algumas das palavras que descrevem o ar 'vintage' de Santa Teresa. O distrito mais completo da cultura do rio, cheio de exposições de arte, muitas nas próprias casas dos artistas. É...The best of Rio de Janeiro at a click!