Hoje é o Dia Mundial da Visão e o AboutRio esteve ontem na celebração: Cristo Redentor de “Olho vivo”

Ele já ficou rosa, azul e até verde e amarelo. Mas dessa vez foram projetadas imagens alusivas à visão em luminografia (técnica de iluminação mais ecológica por demandar menor quantidade de energia elétrica) chamando atenção para os cuidados com a visão, já que no Brasil, cerca de 20% da população, em torno de 40 milhões de pessoas não têm a visão corrigida.

 

E, em conjunto com esta incrível projeção – no símbolo mais representativo da cidade, uma das 7 maravilhas do mundo, está sendo feita uma ação em 4 escolas municipais do Rio. Ações estas que vão desde triagem e exames a entrega de óculos com lentes (doadas pelo Instituto Nissan).

 

As ações foram realizadas pelo Instituto Ver & Viver, iniciativa da Essilor Brasil.

 

Cristo Redentor

Cristo Redentor

Foto Renata Feler

Você sabia?

A baixa visão está entre as doenças mais disseminadas e subestimadas no mundo. Essa realidade afeta 4,5 bilhões de pessoas, das quais 2,5 bilhões não se beneficiam de soluções corretivas. Entretanto, soluções simples, experimentadas e testadas para corrigir problemas associados à visão já existem.

 

De acordo com Sandra Abreu, Diretora do Instituto Ver& Viver: “Para se ter ideia, no Brasil, 22,9% da evasão escolar está relacionada a algum problema visual. Além disso, crianças com baixa visão são três vezes mais propensas a serem reprovadas, quando comparadas àquelas que possuem visão normal”, afirma.
  

 

Sabendo mais sobre o Dia Mundial da Visão

O Dia mundial da visão é um evento anual estabelecido pela Organização Mundial de Saúde em 1998 para captar atenção internacional para a deficiência visual.

 

A difusão sobre os cuidados da visão no Brasil, e também no Dia Mundial da Visão, tem apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), do Lions Clubs International e da Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica.

 

 

Conhecendo o IVV

No Brasil, o Instituto Ver & Viver está comprometido na luta contra a baixa visão, focando no número significativo de caso, no qual o cidadão sequer sabe que precisa de correção visual ou não verifica sua correção visual regularmente.  “Vale destacar que 80% das deficiências visuais podem ser evitadas e/ou tratadas com soluções de baixo custo, de acordo com dados do Vision Impact Institute”.

 

Segundo o Vision Impact Institute, o custo da visão não corrigida representa 272 bilhões de dólares ao ano numa escala global, em termos de perda de produtividade.  A boa visão é chave não somente para uma vida melhor, mas também para minimizar os enormes  impactos econômicos e sociais da visão não corrigida, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento.

 

Foto de Fabio Seixo
Foto de Fabio Seixo

https://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Fabio-Seixo-02-1024x683.jpghttps://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Fabio-Seixo-02-150x150.jpgRenata FelerNotíciasCarioca,Cidade Maravilhosa,Cristo Redentor; Dia Mundial da Visão; Projeção Cristo; Essilor Brasil; Instituto Ver & Viver; IVV,Dicas Rio de Janeiro,Eventos no Rio de Janeiro 2015,Eventos Rio de Janeiro,Rio,Rio de janeiro,Rio de Janeiro 2015,RJHoje é o Dia Mundial da Visão e o AboutRio esteve ontem na celebração: Cristo Redentor de “Olho vivo” Ele já ficou rosa, azul e até verde e amarelo. Mas dessa vez foram projetadas imagens alusivas à visão em luminografia (técnica de iluminação mais ecológica por demandar menor quantidade de energia elétrica) chamando...O melhor do Rio a um clique!