Um dia depois do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Câmara do Rio deu o primeiro passo para dar um fim nos canudos de plástico, que representam 4% do lixo mundial.

canudos-canudinhos-plasticos-660x400
canudos-canudinhos-plasticos-660×400

A iniciativa foi apoiada pela ONG Meu Rio, e reuniu mais de 15 mil assinaturas pressionando pela aprovação do projeto que foi ao plenário no dia 06/06. A Câmara Municipal aprovou no dia seguinte (05/06), em segunda discussão, o projeto de lei, de autoria do vereador Jairinho (MDB), que obriga estabelecimentos comerciais a usar canudos de papel biodegradável. Os que forem recicláveis, de forma individual, também serão permitidos. A medida agora seguirá para sanção ou veto do prefeito Marcelo CrivellaO único vereador a votar contra foi Leandro Lyra, do Partido NOVO.

Os canudinhos de plástico vão ser banidos de bares, restaurantes e quiosques e similares no Rio de Janeiro. O uso do plástico pode render multa de R$ 3 mil, valor que será dobrado em caso de reincidência.

O uso do canudo de plástico é um costume e conseguimos mudar isso.

Canudos de plástico no mundo:

Inúmeras campanhas estão sendo realizadas por todo o mundo para a redução do uso de canudos.

Estima-se que somente os americanos usem – e descartem – 500 milhões de canudos plásticos por dia. Cada um leva pelo menos 500 anos para se decompor na natureza. Nos EUA, várias cadeias de fast-food anunciaram o banimento dos canudos. O Brasil não dispõe de estatística semelhante, mas especialistas relatam que o uso também é alto por aqui.

Ao todo, dez países do mundo já aboliram os canudos de plástico, segundo um levantamento da ONG Meu Rio. O Rio seria a primeira cidade brasileira a tomar esse rumo.

A agenda da ONU para 2030 inclui dois objetivos para reduzir as problemáticas em decorrência do canudo.

12 – Assegurar padrões de consumo e produção responsáveis e

14 – Conservar a vida debaixo d’água e usar responsavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Qual o tamanho do impacto do canudo de plástico?

Para entender melhor sobre os impactos.conversamos com a Luise Magalhães Valentim, Engenheira Ambiental da Agência SOMAR.

Os canudos parecem inofensivos e pequenos, são super atrativos e coloridos, mas ao contrário de sua linda imagem e designer, possuem.um impacto extremamente negativo no meio ambiente. Os canudos de plástico não são biodegradáveis e mesmo sendo recicláveis tomam destinos finais incorretos como o.oceano, onde permanecem por mais de 100 anos.

Sua composição de material é muito estável, não se decompondo devidamente e por conta disso acabam se partindo em vários pedaços pequenos, tornando-os acessíveis aos animais marinhos que os ingerem e acabam morrendo com as substâncias no organismo.

Para cumprir esses objetivos, além de eliminar o.uso do canudo de plástico, é possível substituir por canudos ecológicos reutilizáveis, feitos de outros materiais como: titânio, papel, vidro e aço inox. Os utensílios acompanham uma escova fina para higienização antes da reutilização. No Rio de Janeiro, alguns restaurantes já aderiram a causa do Plástico zero e oferecem outras opções de canudo sem ser o de plástico.

Os canudos de plástico, que não costumam ser biodegradável e.tem apenas alguns minutos de vida útil para nós, significam centenas de anos de resíduos para o meio ambiente.

“Estima-se que os canudos representem 4% do lixo mundial. Infelizmente não contamos com um vasto material que levante dados sobre o uso de.canudos no Brasil, mas em países como os Estados Unidos, por exemplo, são usados meio bilhão de canudos por dia. Com essa quantidade, seria possível empilhar canudos a ponto de darmos duas voltas e meia no planeta em um período de 24 horas”, diz a ONG Meu Rio na página da campanha.

Estima-se também que 10 milhões de toneladas de materiais plásticos cheguem aos oceanos anualmente, sendo que.destes mais de 100 mil toneladas sejam de canudos plásticos descartáveis. No mar acabam sendo ingeridos por animais, tanto inteiros como fragmentados em pedaços de diversos.tamanhos, até mesmo como partículas muito pequenas, os microplásticos. Estes podem, até, dependendo da sua quantidade e densidade, obstruir a passagem da luz e interferir.no processo da fotossíntese das algas. Quando ingeridos inteiros, podem obstruir as vias aéreas.ou o tubo digestório e prejudicar as funções vitais dos animais, podendo, até, levá-los à morte.

Como a triste e conhecida foto da tartaruga com canudo no nariz, que é apenas um dos muitos animais que sofrem com o plástico.  Estima-se que 90% das espécies marinhas tenham ingerido produtos de plástico em algum momento.

Tartaruga com canudo no nariz
Tartaruga com canudo no nariz

Alternativas aos canudos plásticos

Procurando por alternativas, listamos algumas que encontramos no site ecycle

1. Canudos de papel biodegradável

Os canudos de papel são alternativas menos nocivas que o canudo de plástico, uma vez que se biodegradam mais facilmente. Entretanto, mesmo que sejam biodegradáveis, os canudos de papel também utilizam recursos naturais para sua produção e, por serem pensados para ser descartáveis, após o uso acabam sendo fonte de poluição até sua completa biodegradação.

2. Canudo de bambu

canudo de bambu é uma alternativa vantajosa, pois provém de fonte renovável (o bambu). É reutilizável, lavável, natural e leve.

3. Canudo de palha

Muito parecido com o canudo de centeio, o canudo de palha, inspirado nos modelos antigos, é um substituto ao canudo de plástico e é muito amigável ao meio ambiente. O canudo de palha é uma opção saudável para o corpo (principalmente se for palha orgânica), leve (fácil de carregar) e biodegradável.

4. Canudo de vidro

Pronto, agora você já pode tomar sua água de coco sem culpa! Afinal de contas, apesar de não ser biodegradável, o canudo de vidro é reciclável, portátil, durável e, além tudo, elegante.

5. Canudo metálico

Apesar de serem menos leves que os canudos de palha, bambu e papel, os canudos metálicos podem ser levados a qualquer lugar. Eles podem ser feitos de inox, aço cirúrgico e alumínio. Esse tipo de canudinho pode ser adquirido em conjuntos e vêm com limpadores internos. Eles não são tóxicos e há diversos modelos e tamanhos no estilo metálico.

6. Use apenas o copo

Com exceção de pessoas que possuem alguma doença que as impede de comer com talheres e de questões de higiene (tomar na latinha não higienizada, por exemplo), o canudinho é dispensável. Então que tal utilizar o bom e velho copo? Mas não pode ser descartável!

https://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2018/06/canudos-canudinhos-plasticos-660x400.jpghttps://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2018/06/canudos-canudinhos-plasticos-660x400-150x150.jpgRenata FelerNotíciasalternativas,canudinhos,canudos,canudos de plástico,impacto,lei,Meu Rio,multa,ONG Meu Rio,plástico,proibiçao,reincidência,Rio,Rio de janeiro,RJUm dia depois do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Câmara do Rio deu o primeiro passo para dar um fim nos canudos de plástico, que representam 4% do lixo mundial. A iniciativa foi apoiada pela ONG Meu Rio, e reuniu mais de 15 mil...O melhor do Rio a um clique!