Moradia da família do jornalista Roberto Marinho desde 1943 se tornou um centro cultural com obras da coleção do jornalista. Com mais de 10.000 m², jardim projetado por Burle Marx, sala de cinema e espaço de estudos. Virou um centro cultural, nos moldes do Instituto Moreira Salles (IMS).

Conhecida pela beleza dos jardins e pela plumagem rosa de seus flamingos, a propriedade vai abrigar exposições, palestras e eventos e já tem data marcada para abrir as portas ao público, dia 28 de abril.

Casa jornalista Roberto Marinho
Casa jornalista Roberto Marinho

Conhecida pela beleza dos jardins e pela plumagem rosa de seus flamingos, a propriedade vai abrigar exposições, palestras e eventos.

Os jardins da casa são um prolongamento da Floresta da Tijuca e foram projetados por Burle Marx. A arquitetura da casa foi inspirada no Solar Megaípe, uma construção pernambucana do séc XVII.

"<yoastmark

A casa será aberta com a exposição “Modernos 10”.com 124 obras de dez expoentes do modernismo brasileiro, da Coleção Roberto Marinho. Além da exposição principal, no segundo andar, as outras partes da casa vão abrigar outras mostras.

Há também um café e espaços voltados para excursões educativas.

Aos 88 anos, Lily Marinho abre as portas da festejada mansão no bairro carioca do Cosme Velho, onde viveu por 14 anos ao lado de um dos homens mais poderosos do País, Roberto Marinho.

Quem foi Roberto Marinho?

Jornalista e empresário brasileiro. Herdeiro de Irineu Marinho, foi proprietário do Grupo Globo de 1925 a 2003, foi um dos homens mais poderosos e influentes do país no século XX. Seu empreendedorismo levou à constituição de um dos maiores impérios de comunicação do planeta e o fez figurar diversas vezes entre os homens mais ricos do mundo.

Com sua família atrelada ao jornalismo, herdou ainda jovem o jornal O Globo, fundado pelo pai Irineu Marinho, em 1925. Começou a formar o conglomerado de veículos de comunicação,.mais tarde chamado Organizações Globo – atualmente Grupo Globo – com a inauguração da Rádio Globo.em 1944, e a primeira concessão pública de TV no Rio de Janeiro, a TV Globo, em 1957.

Fã de esportes, praticou automobilismo, hipismo e caça submarina ao longo da vida. Também ligado às artes, foi um grande colecionador de obras, tendo patrocinado algumas exposições com seu grande acervo. Publicou seu único livro, “Uma Trajetória Liberal”, em 1992, e em 1993, candidatou-se e foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras. O magnata dedicou-se ainda a Fundação Roberto Marinho, organização de apoio a iniciativas educacionais criada por ele em 1977.

Informações Gerais da Visita na Fundação Roberto Marinho

Onde? R. Cosme Velho, 1105 – Cosme Velho

Quando?  Ter a dom, do meio-dia às 18h

Quanto? R$ 10. Com entrada gratuita nas quartas feiras

https://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Casa-jornalista-Roberto-Marinho-e1524172107143.jpghttps://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Casa-jornalista-Roberto-Marinho-e1524172107143-150x150.jpgRenata FelerNotíciascentro cultural,como,Cosme Velho,Dicas,informações,jornalista,onde,quanto,Rio,Rio de janeiro,RJ,Roberto MarinhoMoradia da família do jornalista Roberto Marinho desde 1943 se tornou um centro cultural com obras da coleção do jornalista. Com mais de 10.000 m², jardim projetado por Burle Marx, sala de cinema e espaço de estudos. Virou um centro cultural, nos moldes do Instituto Moreira Salles (IMS). Conhecida pela beleza...O melhor do Rio a um clique!