Atividades refrescantes para driblar o calor do Rio de Janeiro
Em uma cidade que transpira verão e atividades físicas, o que não falta são opções de programinhas para curtir o verão carioca.
No #roteiroAboutRio da semana listamos os top 10 programinhas para quem quer fugir das praias lotas e quentes do Rio.
Dicas e/ou sugestões de Roteiro no Rio? Compartilhe com a gente! Sente falta de roteiro de algum bairro? Só pedir, adicionamos na lista para os próximos! ?
Confira também:
- Top 15 restaurantes com vista no Rio
- Roteiro de restaurantes veganos e vegetarianos no Rio
- Aventuras no Rio com AboutRio
Esquecemos de algum restaurante para veganos/ vegetarianos? Compartilhe com a gente! 🙂
1. Passar um dia pela Região de Grumari e Barra da Guaratiba
Para quem está procurando um programinha fora do comum na Cidade Maravilhosa e explorar além do circuito da Zona Sul, que tal fugir para Grumari e Barra da Guaratiba?
Com opções que vão desde trilhas, mirantes, praias selvagens a opções deliciosas de gastronomia, principalmente voltadas para frutos do mar para curtir o dia (ou quem sabe um fim de semana?!).
Mais dicas para curtir em Grumari e Guaratiba AQUI
2. Ilha de Paquetá: Uma viagem no Tempo
Que tal passar um dia em um local tranquilo e pertinho do Rio? Ou quem sabe um fim de semana..
A Ilha de Paquetá, também conhecida como “A Ilha dos Amores” por D.João VI, é um dos mais interessantes passeios para quem curte um local tranquilo e fica apenas a 15 km do centro da cidade, com barcas saindo de hora em hora da Praça XV. Uma pequena ilha, com cerca de 7,5 km de extensão, onde não é permitido o uso de automóvel, apenas a pé, bicicletas ou charretes elétricas (as charretes originais foram proibidas em 2016). A ilha também é muito associada ao livro “A Moreninha”, por acreditarem ter sido o cenário da estória.
Perfeito refúgio do dia a dia corrido.
Mais informações AQUI
3. Faça trilhas para assistir ao espetáculo do Pôr do Sol
Pensando em dicas em nível leve para todas as idades indico duas, a Pedra Bonita e o Morro da Urca. Ambas levam cerca de 30 minutos de caminhada e chegam em incríveis mirantes do Rio com um perfeito por do sol e caminho bem sinalizado.
4. Travessia de Stand up Paddle para as Ilhas Tijucas
Um passeio refrescante e em um paraíso pertinho da Barra da Tijuca. Todo o passeio leva cerca de 2 horas e meia no total, com parada para curtir as ilhas. O visual é incrível para a Praia da Barra da Tijuca, Pedra da Gávea, Morro Dois Irmãos e Cristo Redentor.
5. Passeio de barco para as Cagarras
Passeio incrível! Tem duas opções para começar o passeio, da Marina da Glória ou da Barra da Tijuca, próximo ao Quebra Mar. Vamos em direção ao Arquipélago das Cagarras, popularmente conhecido como Ilhas Cagarras. Passeio incrível!
erca de 5 km ao Sul da praia de Ipanema, o arquipélago é integrado por sete ilhas e rochedos.
A origem do nome ninguém tem certeza mas a mais aceita é que seria devido à grande quantidade de excremento das aves marinhas que habitam ou sobrevoam o arquipélago. Elas se alimentam principalmente de peixes e, depois, excretam o excesso de cálcio de suas refeições nas encostas rochosas das ilhas, manchando-as de branco.
No fundo de suas águas, encontramos uma enorme variedade de peixes, crustáceos, moluscos, algas, estrelas do mar, além das visitas constantes de tartarugas, golfinhos e até baleias.
Muito procurado pelos amantes de mergulho.
6. Perca-se nas alamedas do Jardim Botânico
E aproveite as sombras das árvores! O Jardim Botânico é uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira💚
Aqui podemos encontrar cerca de 6.500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.
Uma visita quase que obrigatória, principalmente para os amantes da fotografia.
7. Refresque-se nas cachoeiras
O Rio não é só para praieiros, tem muitas opções de lugares para curtir as geladas águas de cachoeiras.
Algumas opções: Cachoeira do Horto, Cascatinha Taunay, Cachoeira dos Macacos, Cachoeira dos Primatas, Cachoeira do Mendanha, Cachoeira da Gruta, Cachoeira das Almas, Cascata Diamantina, Rio das Paineiras e outras (vamos fazer um post semana que vem descrevendo mais detalhes de cada uma!)
8. Aproveite a grama verde do Parque Lage
Programação Parque Lage – About RioA história do Parque Lage tem início em 1811, engenho de açúcar na época do Brasil Colônia.
O parque público além de abrigar a Escola de Artes Visuais e é um ótimo local para as crianças, para piqueniques e para os praticantes de trilhas (aqui inicia a trilha que leva ao Corcovado com 2 hrs e meia de duração).
É visto pelo “New York Times” como o Taj Mahal da cultura no Brasil. ❤️
Deixe um comentário