Um dia em Guaratiba
Pensando em você que quer sair do comum na Cidade Maravilhosa e explorar além do circuito da Zona Sul. Preparamos o #roteiroAboutRio da semana com dicas de diversos atrativos em Grumari e Barra da Guaratiba que vão desde trilhas, mirantes, praias selvagens a opções deliciosas de gastronomia, principalmente voltadas para frutos do mar para curtir o dia (ou quem sabe um fim de semana?!).
Dono de uma extensa faixa litorânea, o Rio alçou fama internacional graças, em grande parte, às suas praias urbanas. Mas essa orla generosa, que abriga 71 praias, preserva cinco delas ainda selvagens. São recantos paradisíacos, protegidos por paredões de pedra e vegetação exuberante, acessíveis apenas por trilhas (nem sempre fáceis) ou por embarcações. Situadas entre Grumari e Barra de Guaratiba, as praias dos Búzios (ou das Conchas), do Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno são pouco conhecidas até mesmo por cariocas.
Pedra do Telégrafo
Para os trilheiros, a Pedra do Telégrafo, no topo do morro de Barra de Guaratiba (com baixo nível de dificuldade, com cerca de 1h de duração) tem uma visão extraordinária da Restinga da Marambaia, as Praias Selvagens de Guaratiba, Barra de Guaratiba, Ilha Grande, Pedra da Gávea e as montanhas da Tijuca.
A Pedra fica a 355 metros de altitude, usado como ponto de observação de submarinos na Segunda Guerra Mundial.
O objetivo era de prevenção de possíveis ataques alemães. Como as informações eram transmitidas via rádio, o mirante ficou conhecido como Pedra do Telégrafo.
A Pedra do Telégrafo se destaca pelas incríveis fotos que mostram pessoas à beira do abismo, conseguidas através de um ângulo específico que cria uma ilusão de ótica na fotografia.
A trilha começa na Praia Grande, em Barra de Guaratiba.
Pedra da Tartaruga
A Pedra da Tartaruga fica ao lado da Praia do Perigoso, cerca de 1 hora de caminhada saindo da Praia de Grumari. A trilha é bem sinalizada e o visual é incrível. Muito procurada para a prática de rapel.
Praias Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno
As Praias Selvagens, têm acesso apenas por trilha que começa na Rua Parlon Siqueira, uma viela no alto do Morro da Barra de Guaratiba. São 40 minutos de caminhada até a Praia do Perigoso, e duas horas até a do Inferno. Preferencialmente vá em grupo ou aos finais de semana.
Praia do Meio, a maior e favorita dos surfistas
Pedra da Lua na Praia do Inferno
Local conhecido como Pedra da Lua por ser uma rocha com mini crateras na superfície, perfeita para fotos criativas 😂🔝. Fica entre a Praia Funda e a Praia do Inferno. O acesso não é tão simples, são cerca de 6 km de caminhada com grandes subidas por cerca de 1h e 30 saindo da Praia Grande, de onde se pega o Caminho dos Pescadores ou, que tal enfrentar uma remada de SUP (Stand Up Paddle) saindo de Grumari?!
Aluguel de Stand Up Paddle na Restinga de Marambaia
O canal de marambaia é ótimo para a prática de Stand Up Paddle, Caiaque e esportes aquáticos. E o que não falta são locais de aluguel em Barra de Guaratiba. Sem contar com a vista deslumbrante com manguezal.
Sítio Burle Marx
Nos 400 m² de área verde está concentrada uma das mais importantes coleções de plantas vivas existentes no mundo.
O lugar serviu para guardar as espécies que o artista.encontrava em suas viagens, além de ter servido para que ele fizesse testes de paisagismo. Logo na entrada, já dá para ver um pouco da ideia do artista para o jardim, bem diferente dos montados ao estilo francês – como a Praça Paris, na Glória. Por ali não tem linhas retas e bem delimitadas entre uma espécie e outra. Todas são plantadas de uma forma a misturar texturas e cores, tudo fluindo em movimento.
Não esqueçam de agendar sua visita antes!! o agendamento pode ser feito para visitas de terça a sábado pelo telefone 21 2410-3000 ou pelo email srbm@iphan.gov.br.
Para chegar lá tanto do centro quando da zona sul leva cerca de 1 hora de carro. Para ir de transporte público o trajeto chega a 1h30. O melhor ônibus é o 2334.
Estrada Roberto Burle Marx, 2019 Barra Guaratiba | R$10 Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados às 09:30 | Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados às 13:30
E para comer em Guaratiba?
O que não falta é opção de restaurante especializado em frutos do mar, e um dos nossos preferidos é o Point de Grumari, com uma das mais belas vistas para a Restinga de Marambaia.
Restinga de Marambaia
A restinga da Marambaia é uma “língua” de areia que se estende por 45 km. Toda a sua área é de propriedade da União e está subdividida em três partes.
A parte mais próxima ao continente pertence ao Comando do Exército (área destacada em verde na imagem abaixo) e na ponta oposta, está a área.de propriedade do Comando da Marinha (área destacada em laranja). No centro da restinga, limitada pelas áreas do Comando da Marinha e.do Exército, está a área pertencente ao Comando da Aeronáutica (área destacada em azul).
Além de ser uma área militar, também é um.paraíso ecológico com rica fauna e flora, estando a cobertura vegetal muito bem preservada.
A Restinga da Marambaia é considerada Área de Proteção Ambiental (APA), de vital importância para o meio ambiente.
Suas praias públicas infelizmente têm acesso restrito por ser área militar. Contudo, por vezes, algumas excursões são feitas no local com.fins educacionais por escolas, famílias dos militares em recreio e, às vezes, para locação de cenas de novelas de televisão. As últimas foram Kubanacan, Da Cor do Pecado e Flor do Caribe, a partir de.negociações entre a Rede Globo e militares.
Deixe um comentário