Desvendando os segredos de Santa Teresa
Cultura. Exposições. Bela vista. Ruas de paralelepípedo. Bares. Restaurantes. Samba. Casarões antigos. Ruas tranquilas. Becos. Ruas arborizadas. Estas são algumas das palavras que descrevem o ar “vintage” de Santa Teresa. O distrito mais completo da cultura do rio, cheio de exposições de arte, muitas nas próprias casas dos artistas.
É muito bom poder ficar admirando a arquitetura tradicional, seguido pelas rotas do bondinho.
Confira também:
Passar um dia aqui (e quem sabe até mesmo um fim-de-semana!) é um dos programas turísticos mais procurados no Rio.
Antes de começar as dicas do #RoteiroAboutRio da semana, uma dica básica: prepare as canelas! Sim, Santa tem ladeiras sem fim. A boa notícia é que tudo é bem pertinho.
Cereal Panificação Artesanal
Vamos começar o dia aqui com um delicioso café da manhã, e uma das sugestões vai para o Cereal Panificação Artesanal.
Essa é para os amantes de pães artesanais! No alto da Santa Teresa, Ana Lima montou uma panificadora dentro da sua casa. O salão de chá montado com todo carinho na sua própria sala, tem uma vista linda para a mata densa no suvado do Cristo. A vista é um desbunde, parece que você está na serra!
Mas só abre aos domingos, de 9h às 13h. Sugerimos que ligue antes para confirmar > (21) 98828-1219 | (21) 2265-7448. Vale a visita. 🙂
Se vier a Santa Teresa em outro dia da semana, outra dica muito gostosa é o Café do Alto que sugerimos aqui para almoço. Eles servem um café da manhã delicioso também.
R. Alm. Alexandrino, 3283 – Santa Teresa | (21) 2265-7448
Parque das Ruínas
Um dos lugares que mais gosto aqui é do Parque das Ruínas, onde fica o antigo palácio Murtinho Nobre, o espaço tem uma programação cultural bem variada. Arquitetura e uma linda vista da Baía de Guanabara.
Museu da Chácara do Céu – Santa Teresa
Museu da Chácara do Céu que está ao lado do Parque das Ruínas. Tropeçou chegou, rs.
O Museu foi a antiga residência de Castro Maya e deixada por ele mesmo para usufruto da população através da Fundação Castro Maya. Herdado por Castro Maya em 1936 e tombado pelo pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1974, o museu exibe coleções de arte de diversos períodos, e de diferentes origens, livros raros, mobiliário e artes decorativas, distribuídas em uma casa com três pavimentos.
Hoje, além das exposições de longa duração e temporárias, o museu mantém dois cômodos originalmente mobiliados e ambientados, a fim de preservar o caráter de residência do local.
Rua Murtinho Nobre, 93 – Santa Teresa | Diariamente (exceto às terças-feiras), 12h às 17h | http://museuscastromaya.com.br/
Café do Alto
Restaurante com tradição nordestina no meio da agitação artística e gastronômica do bairro?❤️
Com uma variedade de itens, como ovos mexidos com carne seca, cuscuz, queijo coalho, frios, sucos, pães, tapioca, bebidas quentes e muitas outras iguarias que não podem faltar em uma mesa nordestina, como o café coado na xícara esmaltada.
Super recomendamos, já viemos algumas vezes e sempre delicioso! Café da Manhã daqui também é bem recomendado. ??
Doceria Portuguesa – Alda Maria
Em uma casinha insuspeita, desconhecida pela maioria dos cariocas, se esconde uma doceira de mão cheia em Santa Teresa.
Alda Maria é de Pelotas e nunca pisou em Portugal, mas de suas mãos saem alguns dos melhores doces portugueses do Rio.
Há quem pense que doçaria portuguesa é tudo igual, nada além de ovos e açúcar… Mas o delicado equilíbrio que faz a diferença entre doces pesados e açucarados e as pequena jóias que saem dos manuais da doçaria conventual é algo difícil de encontrar. E Alda executa algumas das famosas receitas com maestria.
Lojinhas e ateliês de Santa Teresa
O legal dessa região é que também dá para passear pelos ateliês locais e ver/comprar lembrancinhas, roupas, acessórios, quadros, artigos de decoração. Com sorte, você ainda poderá dar de cara com algum artista produzindo seu quadro ali ao vivo. É cena comum no bairro.
Bar dos Descasados
Depois de andar pelas lojinhas e galerias da região, muitas no Largo dos Guimarães, que tal um fim de tarde no Bar dos Descasados? Com bebidas exóticas e cachaças em varanda romântica e sofisticada de fazenda colonial que virou hotel de luxo.
O bar já nasceu cercado por duas histórias inusitadas. Foi batizado com o apelido do antigo hotel que funcionava onde hoje está instalando o Hotel Santa Teresa: o espaço ganhou a fama depois de tanto receber hóspedes e moradores recém-separados. A segunda é que o Bar dos Descasados está onde séculos atrás existia uma senzala de escravos.
Histórias à parte, a casa tem uma vista linda e um espaço muito agradável e descontraído.
O bar sugere provar os drinques especiais, como o gremade (vodca Absolut, lichia e promegranate) e o little Italy (Absolut de baunilha, Amaretto, Noccello e suco de maçã). Quem preferir o produto nacional terá 13 rótulos de cachaças à disposição. Para comer, a casa sugere entradinhas e sanduíches.
Samba no Mercado das Pulgas
Para os mais animados, que não resistem a um sambinha, todos os sábados tem um samba acontecendo aqui no Mercado das Pulgas, uma rampa que sai do Largo dos Guimarães. É um espaço bem típico carioca e com um clima bem tranquilo.
Rua Almirante Alexandrino, 501 Santa Teresa Rio de Janeiro – RJ | Confira a programação aqui: https://www.facebook.com/mercadosdaspulgas/
Andar de Bondinho
Os famosos bondes de Santa Teresa circulam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h45m, e aos sábados das 10h às 18h, entre o Largo da Carioca e o Largo dos Guimarães. Não há operação nos domingos e feriados.
A tarifa do bonde é de R$ 20 – o valor é pago na ida e a volta já está inclusa. Com exceção de moradores do bairro, estudantes da rede pública uniformizados e com o cartão escolar, pessoas acima de 65 anos e portadores do Vale Social possuem gratuidade.
Não é barato, mas é uma forma de cobrir os gastos de manutenção do Bondinho. Vale a pena o passeio, é como uma viagem no tempo.
https://blog.aboutrio.com.br/2017/08/25/desvendando-segredos-de-santa-teresa/https://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Cópia-de-Cópia-de-RoteiroAboutRio-2-1024x512.pnghttps://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Cópia-de-Cópia-de-RoteiroAboutRio-2-150x150.pngRoteirosAbout Rio,AboutRio,bonde de santa teresa,Bondinho,bondinho de santa teresa,bondinho Santa Teresa,Carioca,Dicas,horário de funcionamento bonde,o que fazer,O que fazer de graça,Onde Comer,Onde comer no Rio,onde ir,Restaurante Santa Teresa,Rio,Rio de janeiro,RJ,roteiro,roteiro gratuito,Santa Teresa,Santa TEresa Rio de Janeiro,segredos de Santa TeresaCultura. Exposições. Bela vista. Ruas de paralelepípedo. Bares. Restaurantes. Samba. Casarões antigos. Ruas tranquilas. Becos. Ruas arborizadas. Estas são algumas das palavras que descrevem o ar 'vintage' de Santa Teresa. O distrito mais completo da cultura do rio, cheio de exposições de arte, muitas nas próprias casas dos artistas. É...Renata FelerRenata Felerrenata@aboutrio.com.brAdministratorAbout Rio
Deixe um comentário