Festival Multiplicidade com tema “Espaço Utópicos”
O FESTIVAL MULTIPLICIDADE chega à sua 14ª edição com o tema “ESPAÇOS UTÓPICOS”.
Este ano o MULTIPLICIDADE vai ser realizado na área externa, no térreo e na Galeria 1 do Centro Cultural Oi Futuro, e fica até o dia 18 de novembro. O IAB, ao lado do Centro Cultural Oi Futuro, também vai receber parte da obra Tape, por um mês, criando um circuito artístico entre os dois prédios vizinhos. Com curadoria de Batman Zavareze, o evento une imagem e música atravessadas por tecnologias.
O MULTIPLICIDADE 2018 apresenta obras que aspiram a um lugar melhor do que o aqui e agora. E que, ao mesmo tempo, causam uma provocação sobre as contradições e limitações que movem a vontade de escapar de um tempo distópico.
Com este recorte curatorial, o MULTIPLICIDADE trabalhará os conceitos fundamentais de RESISTIR e EXISTIR como única SAÍDA [EXIT] possível.
Ao longo de dois meses, passarão pelo festival obras que dialogam, são investigadas ou movidas de alguma forma pela UTOPIA. Os artistas selecionados flertam com ela e abordam o deslocamento do olhar em suas propostas.
A cada ano o MULTIPLICIDADE investe no diálogo entre som e imagem através do cruzamento de tecnologias hi-tech e low-tech. Com uma programação internacional, passado e futuro se entrelaçam em linguagens artísticas híbridas, avançadas, investigativas e transversais.
Programação Multiplicidade 2018
Tape: Pela primeira vez no Rio a obra site specific monumental e penetrável do coletivo NUMEN, baseado em Berlim, fica em cartaz no Centro Cultural Oi Futuro e no IAB. Tape é realizada com quilometros de fitas adesivas e já passou pelas principais capitais do mundo.
Para o artista Cristoph Katzler, do coletivo NUMEN: “Grande parte das pessoas fica curiosa quando vê nossas instalações, quer entrar nelas. […] Os visitantes começam a se divertir juntos de uma forma muito comunicativa, embora muitas vezes eles nem se conheçam. Isso é muito legal! Gostamos de ver a interação do público com a obra. Talvez seja como se estivessem num outro mundo e as regras não se aplicassem mais por um momento”.
Phill Niblock, mestre da arte sonora, uma unânimidade mundial, se
apresenta na abertura da exposição com a performance intermedia “Environments Series”. Sua apresentação terá como convidado o músico paulista Livio Tragtenberg.
Fernando Velázquez apresenta “Iceberg”, uma obra de realidade virtual que terá a sua imagem principal exposta em gigantografia no Grande Campo.
Programação Multiplicidade 2018:
QUARTA, 26.09 |
16h – 18h Workshop com Sanannda Acácia sobre seus processos de criação sonora com no-input mixer Sala Acústica. Lotação: 10 pessoas. Inscrições: http://bit.ly/Lab_Sanannda |
QUINTA, 27.09 |
16h – 17h30 Os processos artísticos de “Ações no pátio”, com Pedro Varella Espaço F5. Lotação: 45 pessoas. Inscrições: http://bit.ly/Lab_Pedro |
MULTIPLICIDADE 2018 – ESPAÇOS UTÓPICOS
EXPOSIÇÃO:
Centro Cultural Oi Futuro – Rio de Janeiro
De 17 de setembro a 18 de novembro de 2018
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
De 11h às 20h, de terça a domingo
IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil – RJ)
De 17 de setembro a 18 de outubro de 2018
Rua do Pinheiro, 10 – Flamengo
De 11h às 20h, de terça a domingo
Valor: Gratuito
Classificação etária: Livre
www.multiplicidade.com
Leave a Reply