Biblioteca Parque com futuro incerto
A Biblioteca Parque Estadual é, de longe, a melhor do Centro da cidade. A estrutura impecável, com espaço para clube de leitura, atividades especiais para alunos e educadores, mostras, área multimídia, e muito mais.
São 4 unidades, Estadual (no centro do Rio), Manguinhos, Niterói e Rocinha.
Desde 01/12, 150 funcionários das Bibliotecas Parque começaram a trabalhar sob aviso prévio. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), responsável pela administração da rede BPs desde 2014, a decisão foi tomada diante da indefinição sobre a continuidade e como uma forma de garantir os direitos trabalhistas. Mais uma instituição do Governo do Estado a ser atingida pela crise econômica no Rio.
Outra medida adotada para reduzir os custos é reduzir o horário de funcionamento das unidades. A partir de agora, a unidade do Centro abre de 11h às 17h. A de Niterói também vai operar no mesmo horário. Já os endereços instalados em Manguinhos e na Rocinha estarão abertos ao público entre 10h30 e 16h30. Uma manifestação a favor das bibliotecas está marcada para terça (06/12), às 12h.
Fechar bibliotecas por péssimos administradores públicos e corrupção. 🙁
O diretor do IDG Henrique Oliveira informou no dia 02/11 à Agência Brasil que o contrato de gestão, originalmente, terminaria só em 2018. Mas, a execução necessitaria de aproximadamente R$ 20 milhões por ano para as quatro unidades.
As quatro bibliotecas funcionam hoje com recursos das prefeituras do Rio e de Niterói, que somam R$ 1,750 milhão por mês. As atividades serão mantidas pelo IDG até 30 de dezembro. A partir de 1º de janeiro de 2017, voltarão a ser administradas pela Secretaria de Cultura do estado.
A Biblioteca Parque Estadual e a de Niterói já foram ameaçadas de fechar em novembro de 2015. Mas a prefeitura do Rio estava dando auxílio ao governo do Estado do Rio a manter três Bibliotecas Parque na Rocinha, na Zona Sul, em Manguinhos, na Zona Norte, e no Centro do Rio. Mas esse auxílio termina agora em dezembro/16.
Por dentro da Biblioteca Parque Estadual
Fizemos uma visita na unidade do Centro do Rio e a vontade era de não sair mais de lá.
Aqui você encontra um público bem diversificado, que foge do habitual de concurseiros + estudantes de pós-graduação e inclui também alunos de escolas públicas, moradores de rua, crianças, pessoas que nunca estiveram em uma biblioteca e agora vão lá sempre.
O acervo, também disponível para empréstimo, inclui de filosofia à enfermagem e de quadrinhos à jornais, além de filmes.
A arquitetura aproveita a luz natural e é cheia de janelas, além de facilitar a circulação e a sociabilidade.
Pelas regras de uso é permitido o uso de laptops, a entrada de livros pessoais e até a garrafinha d’água, incentivando os visitantes a se sentirem à vontade.
Os espaços são usados para múltiplos usos: debates, oficinas e peças de teatro, ou a mobília, que, além de vários tipos de mesa, conta também com poltronas, bancos e cabines individuais e coletivas, compreendendo que as necessidades de cada usuário são diferentes, e que a oferta de serviços também deve ser.
Informações Gerais:
Horário:
A partir de agora, a unidade do Centro e de Niterói abre de 11h às 17h. Já os endereços instalados em Manguinhos e na Rocinha estarão abertos ao público entre 10h30 e 16h30.
Endereços:
- Biblioteca Parque Estadual: Avenida Presidente Vargas, 1261. De terça a sábado, das 11h às 19h. Tel: (21) 2332-7225.
- Biblioteca Parque Rocinha: Estr. da Gávea, 454 – Rocinha, Rio de Janeiro
- Biblioteca Parque Manguinhos: Av. Dom Hélder Câmara, 1184 · (21) 2334-8915
-
Biblioteca Parque Niterói: Praça da República, s/nº – Centro – Niterói.
Acessibilidade
Incluem adaptação para portadores de necessidades especiais
Mais informações em: http://www.bibliotecasparque.rj.gov.br/
https://blog.aboutrio.com.br/en/2016/12/06/biblioteca-parque-com-futuro-incerto/https://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2016/12/20161129_154009-1024x661.jpghttps://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2016/12/20161129_154009-150x150.jpgNewsAbout Rio,biblioteca,biblioteca parque,biblioteca parque rio de janeiro,Carioca,centro do Rio,Cidade Maravilhosa,Com crianças,crise,cultura,Dicas cariocas,dicas culturais,Dicas Rio de Janeiro,fecha,manifetação,O que fazer com crianças,O que fazer no Rio,O que fazer no Rio de Janeiro,O Que fazer Rio de janeiro,onde visitar,Passeio,Rio,Rio 2016,Rio com Chuva,Rio de janeiroA Biblioteca Parque Estadual é, de longe, a melhor do Centro da cidade. A estrutura impecável, com espaço para clube de leitura, atividades especiais para alunos e educadores, mostras, área multimídia, e muito mais. São 4 unidades, Estadual (no centro do Rio), Manguinhos, Niterói e Rocinha. Desde 01/12, 150 funcionários das Bibliotecas Parque começaram a...Renata FelerRenata Felerrenata@aboutrio.com.brAdministratorAbout Rio
Leave a Reply