A Ilha de Paquetá, também conhecida como “A Ilha dos Amores” por D.João VI, é um dos mais interessantes passeios para quem curte um local tranquilo e fica apenas a 15 km do centro da cidade, com barcas saindo de hora em hora da Praça XV. Uma pequena ilha, com cerca de 7,5 km de extensão, onde não é permitido o uso de automóvel, apenas a pé, bicicletas ou charretes. A ilha também é muito associada ao livro “A Moreninha”, por acreditarem ter sido o cenário da estória.

Perfeito refúgio do dia a dia corrido. Pensando nisso, o About Rio criou um roteiro com os 10 principais pontos da Ilha dos Amores.

www.ilhadepaqueta.com.br

1- Transporte

Uma volta no tempo! Que tal passear em bicicleta alugada, fazer passeio com ecotaxi (um tipo de cadeira para duas pessoas puxada por uma bicicleta elétrica com motorista) ou nas novas charretes elétricas (que substituíram as charretes no início do ano) para percorrer os principais pontos dessa ilha encantadora?!

Ilha de Paquetá - Ponte da Saudade (Foto de Renata Feler | About Rio)
Ilha de Paquetá – Ponte da Saudade (Foto de Renata Feler | About Rio)

2 – Praia José Bonifácio

A bela praia recebe o nome do José Bonifácio de Andrada e Silva, mais conhecido como “Patriarca da Independência”. Ao ser proibido de deixar a ilha por romper com D. Pedro I, José Bonifácio enfrentou momentos difíceis entre 1830 e 1838 – a casa permanece intacta, mas infelizmente não é aberta para visitação.

Esta praia é um dos locais com mais atrações na ilha como pedalinhos, caiaques, restaurantes e bares – tornando a praia conhecida também como “praia do pedalinho”.

3 – Ponte da Saudade

Em frente ao número 31 da Praia José Bonifácio, a ponte, que na verdade é um píer, tem esse nome em homenagem ao escravo João Saudade. De acordo com a lenda, ele foi separado de sua família na África ao vir para o Brasil e visitava diariamente a ponte para rezar pelo reencontro. Do píer se vê a ilha de Brocoió, utilizado como residência de verão do governador do Rio.

Ilha de Paquetá - Ponte da Saudade (Foto de Renata Feler | About Rio)
Ilha de Paquetá – Ponte da Saudade (Foto de Renata Feler | About Rio)

4 – ‘Maria Gorda’

O baobá, localizada na Praia dos Tamoios, é uma enorme árvore de origem africana tem cerca de 7 m de circunferência. Apelidada de “Maria Gorda” e foi tombada em 1967. Segundo a lenda local, quem faz carinho na árvore é recompensado com a sorte eterna.

5 – Casa das Artes

O centro cultural de Paquetá abriga uma biblioteca, recitais de chorinho, exposição sobre a história da ilha e da Baía de Guanabara e projetos de capacitação para jovens, entre outras atrações. Restaurada, tem em seu quintal o Arte & Gula Café, que serve lanches simples. O casarão fica de frente para a Baía de Guanabara com vista para a Serra dos Órgãos.

Funciona diariamente, de 10 às 17h.

6 – Praça São Roque

Um dos pontos mais antigos de Paquetá, recebe o nome do padroeiro da ilha. É ali que fica o lendário Poço de São Roque. Reza a lenda que suas águas eram milagrosas e curaram uma úlcera na perna de Dom João VI. Na praça também fica uma capela para o santo, uma joia arquitetônica construída em 1697. Além de ser palco de importantes e badalados eventos como Festa Junina e a tricentenária e tradicional Festa de São Roque.

7- Parque de Darke de Mattos

Com árvores centenárias, jardins, trilhas e mirantes, mar, histórias e lendas, o parque é perfeito para um piquenique em dia de sol na sombra das árvores.

 

8 – Pedra da Moreninha

A dica pode ser óbvia, mas não pode deixar de ser citada. A Pedra da Moreninha, localizada na Praia da Moreninha, tornou-se nacionalmente famosa através do romance “A moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo, publicado em 1844, e da novela de mesmo nome, exibida pela TV Globo nos anos 70.

Localização: final da Praia da Moreninha, com acesso por escada e ponte de madeira

9- Bar do Zarur

O bar abriga uma das mais famosas rodas de samba da ilha e é ponto de encontro de moradores. A festa animadíssima acontece todo terceiro domingo do mês começando ao meio dia. – Sem falar dos seus famosos pasteizinhos de camarão.

10- Canhão de Saudação a D. João VI

Localizado no meio da rua, na praia dos Tamoios, em frente ao nº 341. A peça fazia parte de uma bateria de canhões usada para saudar a chegada de D. João VI ao bairro a partir de 1808, quando o Príncipe Regente, que depois se tornou rei, passou a frequentar Paquetá, a Ilha dos Amores, como ele a chamava.

INFORMAÇÕES GERAIS

Endereço estação Rio de Janeiro: As barcas que dão acesso a Ilha de Paquetá saem da Praça XV de Novembro, s/n  – Centro, Rio de Janeiro/ RJ.

Endereço estação Paquetá: Praça Pintor Pedro Bruno, n° 01 – Ilha de Paquetá – RJ.

Horário e funcionamento da Estação Praça XV: Diariamente de 6 às 23:30.

Horário das Barcas: Tem saída de ida e volta quase de hora em hora. As barcas tem uma duração média de 70 minutos e os Catamarãs 50 minutos.

Para conferir os horários entrar no site da CCR Barcas.

Preço*: R$5,00 ou Bilhete único R$3,50;

*(sujeitos à alterações)

Contato: 0800 721 1012 (Para deficientes auditivos: 0800 025 3053)

http://www.grupoccr.com.br/barcas

Dicas e/ou sugestões da Ilha de Paquetá? Compartilhe com a gente! 🙂

 

https://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2015/08/MG_4225-2.jpghttps://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2015/08/MG_4225-2-150x150.jpgRenata FelerWhat to doScriptsaventura rio de janeiro,bicicleta,bike tour rio de janeiro,Carioca; Paquetá; Dica; Ilha dos Amores; A moreninha; Paquetá; charrete; ponte da saudade; baobá,Cidade Maravilhosa,com criança,Dicas cariocas,Ilha de Paquetá,O que fazer com crianças,o que fazer em Paquetá,O Que fazer Rio de janeiro,Paquetá,Paquetá Rio de Janeiro,Passeio,Passeio de um dia,Rio,Rio 2016,Rio com crianças,Rio de janeiro,Rio de Janeiro 2015,Turismo,Turismo Rio de Janeiro,Viagem de um diaA Ilha de Paquetá, também conhecida como 'A Ilha dos Amores' por D.João VI, é um dos mais interessantes passeios para quem curte um local tranquilo e fica apenas a 15 km do centro da cidade, com barcas saindo de hora em hora da Praça XV. Uma pequena ilha,...The best of Rio de Janeiro at a click!