Domingo de carnaval com Charanga Talismã
Um domingo de carnaval…
Vocês viram o meme que rolou perguntando aonde você iria passar o Carnaval?
Nosso domingo de carnaval foi ali perto, na Vila da Penha!
A festa foi comandada pela Charanga Talismã que se denomina como muito além de um bloco de carnaval. Além de bloco, a Charanga também faz manifestações culturais e intervenções músico-performática. Conversamos com alguns amigos e foliões e todos tinham a mesma percepção: a Charanga é muito mais que um bloco! Está explicada essa denominação 😉
Ontem a Charanga levou seu cortejo pela segunda vez em Vila Kosmos, mas foi diferente. Com uma forte intervenção músico-performática, ligada à transparência da nossa etnia, manifestações culturais latinas foram enaltecidas de forma pacífica onde tudo se inicia em paz e com o seu estandarte e o seu lindíssimo Boi Bumba folclórico erguido.
Luise Valentim, SOMAR
Musicas que enalteciam religiões e uma cultura jamais esquecida, recitações cantadas e proclamadas por músicos e artistas onde os foliões puderam escutar e sentir empatia por movimentos e causas maiores do que qualquer cortejo ou sala de aula hoje conseguiriam ensinar e transparecer. Eram negros, porém poucos quando em destaque e em pés. Eram mulheres em sua grandiosa maioria, porém foram transformadas e realmente escutadas com seu poder de voz. Eram lixeiras, porém seguradas e que percorriam o bloco o tempo todo com seus foliões. Eram crianças da Vila Kosmos, porém dentro dos músicos fazendo seus passinhos e agradecendo. Eram mangueiras refrescantes, porém muitos agradecimentos de coração para os moradores felizes. Eram garrafas de água vazias, porém que eram enchidas pelos moradores solidários. Eram sorrisos, abraços e muitos beijos, porém de foliões que viveram esse grandioso dia e foram realmente impactados.
A Vila Kosmos, um grande viva. A todos que fizeram dessa festa maravilhosa, viva! A charanga, que se perpetue sua essência cultural, de empatia e Empoderamento, VIVA.
Quem curtiu teve que acordar cedo! Marcado para concentrar as 7:00 na Vila 2, todos os foliões e músicos que chegaram cedo tiveram a oportunidade de fazer um café da manhã com contribuição voluntária, para que todos tivessem energia de curtir um lindo domingo de muita música boa!
O primeiro ato do bloco foi uma roda onde os músicos se alongaram e passaram algumas informações importantes sobre a festa, entre elas :
Não é Não.
Curta com amor.
Respeitar os moradores.
Lixo no lixo, dizendo que diversas pessoas estavam lá com sacolas plásticas para ajudar os foliões e músicos com suas latas. (E de fato tinha muita gente ajudando).
Sobre os bares do evento. Pediram com gentileza que os foliões consumissem no bar do bloco, pois, para a festa acontecer existem diversos tipos de custos. Do transporte e planejamento até aos banheiros químicos instalados por todo o percurso para que os foliões não fizessem xixi na rua.
E não é que as informações foram bem atendidas pelos foliões? O bar do bloco, que tinha cerveja gelada e preço justo funcionava na parte da frente e de trás e todos os foliões procuravam os banheiros ou pediam com gentileza para os moradores deixarem que a gente usasse o banheiro da casa deles.
Os moradores foram outro ponto de destaque na festa. Sempre muito solícitos e curiosos perguntavam de onde era o bloco e pareciam não acreditar quando respondíamos que era um bloco de lá. Alguns até se recordavam do ano anterior, outros ficaram em frente de suas casas esperando a hora que falaram que o bloco ia passar. Crianças da região se fantasiaram e participaram da festa, até cachorro fantasiado apareceu!
O tempo foi passando e o bloco evoluindo. PernaltXs, dançarinXs, músicXs, foliões, todos juntos, numa energia incrível que iam andando e colorindo as ruas do subúrbio carioca em amor, carnaval.
Difícil escolher um ponto alto, mas, não podemos deixar passar os momentos emocionantes onde teve muita arte, empoderamento feminino, poesia e música, é claro!
Chegando ao fim tinha um espaço com lonas e moradores locais oferecendo alimentos e bebidas para todos ali presente, novamente a preço justo para recarregar as energias de todos os músicos e foliões.
Obrigada Charanga, foi maravilhoso!
Mais fotos em: http://bit.ly/aboutcharanga
Deixe um comentário