Dia do Choro, comemorado nesta segunda, 23, aniversário de Pixinguinha, entrou definitivamente para o calendário cultural oficial do Rio. Depois do Trem do Choro no ano passado, a Casa do Choro criou uma programação especial e bem linda para celebrar a data, com “VLT do Choro”, travessia na barca Praça XV-Paquetá e mais uma série de atrações gratuitas em tradicionais redutos do gênero na cidade maravilhosa.

Neste ano, o evento homenageia o centenário de Jacob do Bandolim e Dino Sete Cordas.

Dia do Choro
Dia do Choro – Foto divulgação

A programação inclui a Barca para Paquetá e o VLT do Choro, além de shows no centro, Olaria e Tijuca:

  • PAQUETÁ:

10h | Homenagem a Jacob do Bandolim na barca Praça XV/Paquetá

Roda de choro com Pedro Amorim (bandolim), Oscar Bolão (percussão), João Camarero, Rafael Mallmith (violões), Iuri Reis (cavaquinho) e Edu Neves (sax e flauta), entre outros músicos;

11h30 | Casa de Artes de Paquetá: “O Choro dos Meninos”

Livramento conta histórias de Jacob, Dino e Pixinguinha para crianças.

14h | Casa de Artes de Paquetá: Roda de Choro

  • OLARIA:

14h | Praça Ramos Figueira: Roda de Choro no Reduto Pixinguinha

Homenagem a Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Dino Sete Cordas abrindo a programação local, que inclui apresentação do coral Nós e o Choro e rodas na rua Custódio Nunes (em frente ao Bar da Portuguesa). Além da música, o local terá também um ateliê a céu aberto (atividades de pintura de painéis, oficinas de argila, oficina de confecção de instrumentos musicais para crianças e jovens) e uma feira de artesanato e gastronomia, com feijoada.

  • TIJUCA:

16h | Choro na Rua: Praça Saens Pena, esquina com rua Carlos Vasconcelos

Com Silvério Pontes (trompete), Zé da Velha (trombone), Henrique Cazes (cavaquinho), Alexandre Maionese (flauta), Dudu Oliveira (sopros), Rogério Caetano (7 cordas), Tiago Souza (bandolim), Charlles da Costa (7 cordas), Alessandro Cardozo (cavaquinho), Netinho Albuquerque (percussão) e Rodrigo Jesus (percussão), entre outros.

  • CENTRO:

CASA DO CHORO – cinema

10h | Pré-estreia do filme “Choro Carioca: música do Brasil”

Filme de Zeca Ferreira que registra o espetáculo homônimo estreado na Casa do Choro em 2016, com Aquiles Moraes (trompete e fluguel), Cristóvão Bastos (piano), Luciana Rabello (cavaquinho), Mauricio Carrilho (violão) e Magno Júlio (percussão). Ilustrado com pinturas de Cândido Portinari e fotografias do Acervo do Instituto Moreira Salles (entre outros itens iconográficos), o filme tem ainda a participação de Paulo Cesar Pinheiro, e depoimentos da historiadora Martha Abreu e dos músicos Pedro Aragão e Déo Rian.

11h | Segunda sessão

RODOVIÁRIA NOVO RIO – choro itinerante:

13h | Música no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)

Embarque do conjunto Os Matutos, na estação Rodoviária, com apresentação ao longo da linha 2 do VLT, até a estação Tiradentes.

PRAÇA TIRADENTES – shows:

14h | Segura o Dedo

Com Guilherme Falcão (7 cordas), Leo Careca (pandeiro), Paula Borghi (violão), Jamerson Farias (cavaquinho), Rodrigo Milek (clarinete e clarone) e Son Lemos (bandolim);

15h | Quarteto Bandolinata: Homenagem a Jacob do Bandolim

Com Pedro Aragão, Marcilio Lopes, Luís Barcelos e Maycon Júlio (bandolins);

16h | Sexteto Mauricio Carrilho

Com Mauricio Carrilho (violão), Ana Rabello (cavaquinho), Marcus Tadeu (percussão), Pedro Paes (saxofone), Rui Alvim (clarinete) e Tom Hetz (flauta);

17h | Os Matutos

Com Aquiles Moraes (trompete e fluguel), Everson Moraes (trombone), Lucas Oliveira (cavaquinho), Magno Júlio (percussão), Marcus Tadeu (percussão), Marlon Júlio (7 cordas), Maycon Júlio (bandolim), Pablo Carrilho (violão) e Tadeu Santinho (flauta e flautim);

18h | Bandão e Coral da EPM: Tributo a Jacob, Dino, Edino Krieger (90 anos) e Joaquim Callado (170 anos)

Com os alunos da Escola Portátil de Música.

18h30 | Orquestra Furiosa Portátil – Participação especial Dininho Silva

https://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2018/04/choro.jpghttps://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2018/04/choro-150x150.jpgRenata FelerO que fazer2018,About Rio,abril,casa do choro,Centro,chorinho,dia do choro,Dicas,Evento,gratuito,O que fazer no Rio,Paquetá,Rio,Rio de janeiro,RJO Dia do Choro, comemorado nesta segunda, 23, aniversário de Pixinguinha, entrou definitivamente para o calendário cultural oficial do Rio. Depois do Trem do Choro no ano passado, a Casa do Choro criou uma programação especial e bem linda para celebrar a data, com 'VLT do Choro', travessia na barca Praça XV-Paquetá e mais uma série de atrações gratuitas...O melhor do Rio a um clique!