O Rio está se tornando cada vez mais uma cidade de ciclistas. Com o sucesso do Bike Rio, facilitando o aluguel das famosas bicicletas “laranjinhas” que se espalham pelos bairros da cidade, e o aumento no número de ciclovias – são 290 quilômetros, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com previsão de 450 quilômetros até 2016 – , o carioca tem adotado a cada dia mais a “magrela” para as horas de lazer e como meio de transporte diário.

E, em homenagem ao Dia do Ciclista (19/08), nada melhor que alguns dos principais roteiros cariocas, certo?

Pensando nisso o About Rio preparou para você os TOP 10 ROTEIROS CARIOCAS DE BIKE:

ROTEIRO 1: Orla da Zona Sul [ Praia do Leblon – Aterro do Flamengo ]

A Zona Sul é a região da cidade mais bem-servida de ciclovias. Saindo do Leblon até o Leme são 8 km, atravessar o túnel da Av. Princesa Isabel e seguir pelas orlas de Botafogo e Flamengo (com uma área de 1 milhão e 200 mil m², o Parque do Flamengo é a maior área de lazer da cidade).

Depois da pedalada, que tal um almoço nos tradicionais restaurantes do Centro?!

Praia de Ipanema - Foto de Renata Feler bike
Praia de Ipanema – Foto de Renata Feler

 

ROTEIRO 2: Centro da Cidade

O novo sistema viário da Região Portuária tem 17Km de ciclovias. Que tal um tour pelos museus de bike?!

img_5784

ROTEIRO 3: Lagoa Rodrigo de Freitas [ Lagoa – Praia do Leblon ]

A Lagoa, com aproximadamente 7,5 quilômetros de extensão, é uma das áreas de lazer mais procuradas. Faz conexão com as ciclovias Jardim de Alah, Rubro Negra, que vem da Gávea, e Botafogo-Lagoa.

Que tal sair da Lagoa, pegar o Jardim de Alah em direção ao mirante do Leblon para uma água de coco e apreciar a paisagem?!

Depois da pedalada, que tal um mergulho na Praia do Leblon?!

Lagoa Rio de Janeiro bike

ROTEIRO 4: Paineiras e Vista Chinesa

Cercada de verde e com direito a cachoeiras, esta rota é indicada para ciclistas mais ousados e com melhor preparo físico (lembrando que essa é uma das melhores rotas de downhill da região, é muita subida!). Muito indicado, o caminho é super agradável e a vista é incrível!!

Vista Chinesa (Foto divulgação) bike

ROTEIRO 5: Zona Oeste [ Barra da Tijuca – Prainha ]

Uma pedalada a beira mar, saindo do quebra mar da Barra da Tijuca e indo até a sempre linda Prainha, passando pela ciclovia da Reserva, Recreio e com uma subida no fim que leva a uma vista incrível, são cerca de 50 km de pedalada. Vale muito!!! E, para os mais corajosos, ainda tem a opção de ir até Grumari (que fica logo depois da Prainha).

Praia da Macumba bike
Praia da Macumba

 

ROTEIRO 6: Bosque da Barra [ Este é para a criançada ]

Por ser um parque fechado e com boa estrutura, é perfeito as crianças. Tem também parquinhos e áreas para piquenique. além de estacionamento, seguranças, sanitários e bebedouros.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 7h às 17h. No horário de verão, fecha às 18h.

ROTEIRO 7: Ciclovia Stuart Angel [ Urca-Botafogo ]

Com cerca de 1,2 km, a ciclovia percorre toda a Avenida Pasteur e é interligada à ciclovia Mané Garrincha, que liga a orla ao Centro do Rio. Neste passeio, vale a pena parar para aproveitar os atrativos da Urca, como a Praia Vermelha, a pista Claudio Coutinho, o Pão de Açúcar, a famosa mureta da Urca e os bares e restaurantes do local.

Esta ciclovia também permite acesso às ciclovias da orla da Zona Sul (Copacabana, Leblon e Ipanema).

 

ROTEIRO 8: Quinta da Boa Vista

Localizada em São Cristóvão, Zona Norte da cidade, essa área de lazer tem amplas vias para passeios de bicicleta. O local ainda inclui atrações como o Jardim Zoológico e o Museu Nacional, além de uma vasta área verde para piquenique. Diariamente, das 6h às 17h. No horário de verão, fecha às 18h.

 

ROTEIRO 9: Parque de Madureira

O mais novo espaço de lazer carioca, conta com 103 mil metros quadrados e é rodeado por mais de 1.200 árvores, o que faz dele a terceira maior área de lazer da cidade, atrás apenas do Aterro do Flamengo e da Quinta da Boa Vista. Com ciclovia ao longo de toda a sua extensão, o parque possui quatro pontos do sistema de aluguel de bicicletas Bike Rio.

 

ROTEIRO 10: Floresta da Tijuca

No Alto da Boa Vista, as ciclovias da Floresta da Tijuca tem vias pavimentadas do parque (compartilhadas com pedestres e corredores), demarcadas por faixas amarelas. O trajeto segue pela Estrada da Cascatinha, Estrada do Imperador, Estrada D. Pedro Augusto, Estrada Major Archer, Estrada Barão de Escragnolle, Estrada Visconde do Bom Retiro.

 

Onde Alugar?

  • Bike Rio O sistema de aluguel de bicicletas da Prefeitura possui diversas estações em quase todos os bairros da cidade. O passe mensal é R$ 10,00 e o diário R$ 5,00 (mais informações clique aqui)
  • Copacabana Há pontos de aluguel ao longo do calçadão, além do Bike Rio.
  • Lagoa Em torno da Lagoa há diversos pontos para aluguel de bicicletas.
  • Parque Madureira O Parque conta com alguns pontos de aluguel, além do Bike Rio.

 

 

Já tem a sua bike? Leve ela por aí!

Se o caminho até a sua rota ideal não é tão perto ou propício para fazer pedalando, veja como você pode chegar até ela utilizando o transporte público:

  • Barcas: No percurso entre Praça XV e Niterói, o transporte de bicicletas é gratuito todos os dias da semana fora do horário de pico e em horários de contra fluxo. Em horários de pico, ele só é permitido mediante pagamento de tarifa. Bicicletas dobráveis têm transporte gratuito em qualquer horário, desde que estejam dobradas.
  • Metrô: Uso liberado aos sábados, domingos e feriados, durante todo o dia. A entrada de bicicletas deve ser feita sempre no último carro de cada composição. Além disso, o Metrô Rio possui alguns bicicletários gratuitos para quem quiser combinar estes os tipos de transporte, que podem ser utilizados no horário de funcionamento do metrô (para mais informações clique aqui).
  • Trens: O embarque com bicicletas é liberado aos domingos durante todo o dia, em todos os vagões, com exceção do primeiro e do segundo.

Dicas e/ ou sugestões de de onde andar de bike no Rio? Compartilhe com a gente! 🙂

https://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2015/08/IMG_6453-1024x683.jpghttps://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2015/08/IMG_6453-150x150.jpgRenata FelerO que fazerRoteirosaventura rio de janeiro,bicicleta,bike tour rio de janeiro,Carioca,Cidade Maravilhosa,Eventos no Rio de Janeiro 2015,o que fazer no Rio de Janeiro; Bike Rio; Tour Bike; Roteiro Rio de Janeiro; Roteiro; RJ; Dica,Rio 2016,Rio de janeiro,Rio de Janeiro 2015,RJ,Trilha,Trilha RJO Rio está se tornando cada vez mais uma cidade de ciclistas. Com o sucesso do Bike Rio, facilitando o aluguel das famosas bicicletas 'laranjinhas' que se espalham pelos bairros da cidade, e o aumento no número de ciclovias - são 290 quilômetros, de acordo com a Secretaria Municipal...O melhor do Rio a um clique!