Theatro Municipal do Rio completa 109 anos
Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa 109 anos nesse sábado (14/07) e, como tradição nesta data, o Theatro abre suas portas para acesso gratuito ao público com uma extensa e diversificada programação que se estende ao longo do dia. VAMOS?! 🙂
O programa será aberto às 14 horas com o Divertissement de Aniversário, apresentado pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, criado exclusivamente para a ocasião. Segue-se o espetáculo A Modinha que não sai de Moda, com integrantes do Coro do TMRJ. Durante cerca de uma hora será mostrado um selecionado repertório de diferentes períodos, através de roteiro teatral, dinâmico e informativo.
As comemorações prosseguem com o Quarteto Atlas, formado por quatro dos principais músicos da OSTM, interpretando um amplo repertório que abrange composições da Villa-Lobos, Dmitri Shostakovich e Ricardo Cândido. O concerto dura aproximadamente uma hora.
O programa de encerramento da noite reúne em cena os três Corpos Artísticos do Theatro Municipal, Ballet, Coro e Orquestra. Na primeira parte, será reapresentado o último ato de Raymonda, recentemente aclamado no espetáculo Joias do Ballet, com a participação do Corpo de Baile e OSTM, regida por Jésus Figueiredo. Para fechar as comemorações em clima festivo, nada mais apropriado que a Ode à Alegria (4º movimento da Nona Sinfonia de Beethoven), com o Coro e a Orquestra do TMRJ, sob a regência do maestro titular, Claudio Cruz.
Um dos mais imponentes e belos prédios do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal, inaugurado em 14 de julho de 1909, é considerado o principal teatro do Brasil e um dos mais importantes da América do Sul. Sua história mistura-se com a trajetória da cultura do país. Ao longo de mais de um século de existência, tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes nacionais, da dança, da música e da ópera. Vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e atualmente presidido por Fernando Bicudo, o TMRJ se orgulha de abrigar três Corpos Estáveis (Ballet, Coro e Orquestra). Em 2018, foi eleito em pesquisa junto ao público como o “teatro mais amado do Rio”. Comemoremos!
Informações gerais do aniversário de 109 anos do Theatro Municipal do Rio
ONDE? Theatro Municipal – Praça Floriano, s/n
QUANDO? Sexta, 14 de julho a partir de 14 horas
QUANTO? Gratuito
Mais info AQUI
Programação:
14h– Divertissement de Aniversário – Escola de Dança Maria Olenewa do TMRJ
Duração: 35 minutos. Livre.
16h- Espetáculo A Modinha que não sai de Moda, com integrantes do Coro do TMRJ
Duração: 60 minutos. Livre.
18h-Apresentação do Quarteto Atlas, composto por integrantes da OSTM
Duração: 60 minutos. Livre.
20h – Apresentação dos Corpos Artísticos do TMRJ:
PRIMEIRA PARTE: Último ato do balé Raymonda, com o Ballet e a Orquestra do TMRJ
Regente: Maestro Jésus Figueiredo
Duração: 18 minutos. Livre.
SEGUNDA PARTE: Ode à Alegria (4º movimento da Nona Sinfonia de Beethoven) com o Coro e a Orquestra do TMRJ.
Regente: Maestro Claudio Cruz
Solistas:
Michele Menezes, soprano
Andressa Inácio, contralto
Ivan Jorgensen, tenor
Anderson Barbosa, baixo
Duração: 25 aproximadamente
https://blog.aboutrio.com.br/2018/07/10/theatro-municipal-109-anos/https://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2017/07/MG_9172-2.jpghttps://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2017/07/MG_9172-2-150x150.jpgO que fazerAbout Rio,aniversário theatro municipal,Carioca,Cidade Maravilhosa,Com crianças,Concerto,cultura,dicas de programação,dicas de programação com criança,Dicas Rio de Janeiro,O que fazer no Rio,O que fazer no Rio de Janeiro,programação gratuita,Rio,Rio de janeiro,RJ,Theatro Municipal,Theatro Municipal Rio,Turismo,turismo gratuito,turismo no RioTheatro Municipal do Rio de Janeiro completa 109 anos nesse sábado (14/07) e, como tradição nesta data, o Theatro abre suas portas para acesso gratuito ao público com uma extensa e diversificada programação que se estende ao longo do dia. VAMOS?! 🙂 O programa será aberto às 14 horas com o Divertissement...Renata FelerRenata Felerrenata@aboutrio.com.brAdministratorAbout Rio
Deixe um comentário