A Biblioteca Parque Estadual era, de longe, a melhor do Centro da cidade. Prédio de 15 mil metros quadrados com estrutura impecável, espaço para clube de leitura, para aulas de interpretação, sala de música, estúdio para gravação de vídeos, mostras, área multimídia, e muito mais.

Devido à crise ecônomica do estado do Rio de Janeiro, as cinco bibliotecas-parque (Manguinhos, Rocinha, Niterói, Alemão e Biblioteca Parque Estadual) foram fechadas em dezembro de 2016. Em junho do ano passado, a unidade de Niterói foi reaberta ao público. Neste ano, em fevereiro a da Rocinha foi reinaugurada em fevereiro, a da unidade de Manguinhos foi reinaugurada em março e a Biblioteca Parque Estadual, localizada no Centro, volte às atividades em 28 de maio. Ainda não há previsão de quando a unidade do Alemão voltará a funcionar.

Biblioteca Parque Centro
Biblioteca Parque Centro

Por dentro da Biblioteca Parque Estadual

Fizemos uma visita na unidade do Centro do Rio alguns dias antes de fechar (1 ano e meio atrás) e a vontade era de não sair mais de lá.

Biblioteca Parque Estadual - Foto de Renata Feler (About Rio)
Biblioteca Parque Estadual – Foto de Renata Feler (About Rio)

O público era bem diversificado, que foge do habitual de concurseiros + estudantes de pós-graduação e inclui também alunos de escolas públicas, moradores de rua, crianças, pessoas que nunca estiveram em uma biblioteca e iam lá sempre.

O acervo, também disponível para empréstimo, incluia de filosofia à enfermagem e de quadrinhos à jornais, além de filmes.

Área Multimídica - Biblioteca Parque Estadual (Foto de Renata Feler - About Rio)
Área Multimídica – Biblioteca Parque Estadual (Foto de Renata Feler – About Rio)

A arquitetura aproveita a luz natural e é cheia de janelas, além de facilitar a circulação e a sociabilidade.

Pelas regras de uso é permitido o uso de laptops, a entrada de livros pessoais e até a garrafinha d’água, incentivando os visitantes a se sentirem à vontade.

Os espaços são usados para múltiplos usos: debates, oficinas e peças de teatro, ou a mobília, que, além de vários tipos de mesa, conta também com poltronas, bancos e cabines individuais e coletivas, compreendendo que as necessidades de cada usuário são diferentes, e que a oferta de serviços também deve ser.

Biblioteca Parque Estadual (Foto de Renata Feler - About Rio)
Exposição temporária na Biblioteca Parque Estadual (Foto de Renata Feler – About Rio)

Informações Gerais das Bibliotecas Parque:

Endereços:

  • Estadual: Avenida Presidente Vargas, 1261. De terça a sábado, das 11h às 19h. Tel: (21) 2332-7225.
  • Rocinha: Estr. da Gávea, 454 – Rocinha, Rio de Janeiro
  • Manguinhos: Av. Dom Hélder Câmara, 1184 · (21) 2334-8915
  • Niterói: Praça da República, s/nº – Centro – Niterói.

Horário de funcionamento:

  • Estadual:De terça a sábado, das 11h às 17h
  • Rocinha: De terça a sábado, das 10h30 às 18h30
  • Manguinhos: De terça a sábado, das 10h30 às 16h30
  • Niterói: De terça a sábado, das 11h às 17h

Acessibilidade

Incluem adaptação para portadores de necessidades especiais

Mais informações em: http://www.bibliotecasparque.rj.gov.br/

https://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2016/12/20161129_154009-1024x661.jpghttps://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2016/12/20161129_154009-150x150.jpgRenata FelerNotíciasbiblioteca,biblioteca parque,Biblioteca Parque Estadual,biblioteca parque estadual reabertura,biblioteca parque estadual reabre,biblioteca parque estadual rj,Centro,centro do Rio,endereço,funcionamento,informações,Mais informações,Noticias,Noticias RJ,Reabertura,Rio,Rio de janeiro,RJ,vai reabrirA Biblioteca Parque Estadual era, de longe, a melhor do Centro da cidade. Prédio de 15 mil metros quadrados com estrutura impecável, espaço para clube de leitura, para aulas de interpretação, sala de música, estúdio para gravação de vídeos, mostras, área multimídia, e muito mais. Devido à crise ecônomica do estado do...O melhor do Rio a um clique!