Pequenas ações transformam o espaço que antes eram um lixão em um parque incrível com vista para o mar.

Sitiê, o antigo lixão - Foto divulgação
Sitiê, o antigo lixão – Foto divulgação

A área que antes era usada como lixeira por moradores da comunidade, contava com resíduos domésticos, eletrodomésticos e móveis velhos, pneus, vasos sanitários, garrafas PET e potinhos. Hoje conta com um espaço com horta e árvores frutíferas (tudo na cultura orgânica, sem a necessidade de agrotóxicos).

Transformar um depósito de lixo em um parque ecológico parece um sonho, né? Nesse caso é uma linda realidade, ideia sensacional de um projeto comunitário que começou em 2010 e tomou forma ao excluir 25 anos de detritos jogados ao ar livre no alto do morro do Vidigal, no Rio.

Sitiê - Foto divulgação
Sitiê – Foto divulgação

Depois de muito trabalho e de toneladas de lixo e anos depois, a área foi totalmente limpa e ali um novo lugar nasceu: O Parque Ecológico Sitiê. Um espaço que hoje é voltado à toda a comunidade, e virou um espaço de lazer. Horta com legumes, verduras, temperos e frutas que são doados às pessoas que ali vivem.

A história por trás dessa transformação no lixão

A ideia de tornar um lixão num parque ecológico surgiu de dois moradores do Morro do Vidigal. Primeiro, com Mauro Quintanilha, residente nascido e criado no Vidigal, que estava preocupado com a saúde da comunidade. Em 2006, ao invés de ir embora, Mauro decidiu começar a limpar a área com a ajuda de Paulo Cesar de Almeida.

Com o apoio de outros moradores, eles levaram 6 anos para remover o lixo. Descobrindo no processo que plantar era a maneira mais efetiva de recuperar a terra e prevenir de novas invasões.

Começaram um processo de reflorestamento, incluindo mudas do Jardim Botânico, e começaram áreas para agricultura urbana. Isso levou o Sitiê a ser reconhecido como a primeira-agro-floresta do Rio em 2012. Com o passar do tempo, tornou-se um projeto comunitário que realiza atividades de reflorestamento, reciclagem, paisagismo, agricultura urbana e design.

Uma equipe de moradores da comunidade removeu 16 toneladas de lixo, acumulados por mais de 25 anos. Além de terem reciclado resíduos para a construção do próprio parque.

https://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2016/10/Sitiê.jpghttps://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2016/10/Sitiê-150x150.jpgRenata FelerNotíciasação do bem,agricultura,agricultura urbana,agro-floresta,Comunidade,Comunidade do Vidigal,depósito de lixo,Lixão,Lixão ecológico,lixao vidigal parque reciclavel,Lixão vira parque,paisagismo,Parque ecológico,Parque Ecológico Sitiê,projeto comunitário,reciclagem,reflorestamento,Rio de janeiro,Sitiê,VidigalPequenas ações transformam o espaço que antes eram um lixão em um parque incrível com vista para o mar. A área que antes era usada como lixeira por moradores da comunidade, contava com resíduos domésticos, eletrodomésticos e móveis velhos, pneus, vasos sanitários, garrafas PET e potinhos. Hoje conta com um...O melhor do Rio a um clique!