O Rio possui alguns refúgios para os amantes da literatura. Refúgios esses que vão desde livrarias super agradáveis (Livraria Argumento, Arlequim, Cultura, Fnac, Saraiva, Travessa, entre outras) a bibliotecas incríveis, da época da família Real às modernosas. Confira abaixo a lista.

Biblioteca Nacional

Biblioteca Nacional (Foto divulgação) bibliotecas
Biblioteca Nacional (Foto divulgação)

É a maior biblioteca de toda a América Latina. Junto com a chegada da Família Real ao Brasil, em 1808, vieram para o país 60.000 títulos, que deram origem à Real Biblioteca, primeiro nome da instituição. Hoje, são nada menos que dez milhões de itens, entre livros, manuscritos, documentos, jornais e fotografias, que colocam a Nacional entre as sete maiores de todo o planeta. Entre as raridades estão uma gramatica de Língua Portuguesa datada de 1539 e as partituras originais da ópera O Guarani, de Carlos Gomes.

Onde? Avenida Rio Branco, 219, tel. 3095-3879.

+ Informações? Clique aqui

Biblioteca Pública do Estado

Escola Parque bibliotecas
Biblioteca Parque

A BPE possui um acervo de mais de 200 mil livros de ficção e não ficção, livros de arte, quadrinhos, Biblioteca Infantil e 20 mil filmes. Promove também experiências únicas com oficinas, laboratórios, plataformas multimídia e uma diversidade de linguagens artísticas. Com uma estrutura super moderna, vale a pena conhecer!

Onde? Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro, tel. 2333-1390.

+ Informações? Clique aqui

Centro Cultural Banco do Brasil

Com 2.200 m² e um acervo com 130.000 volumes e seção infanto-juvenil, com 4.000 títulos para os pequenos. Local moderno e recém reformada, conta também com 150 títulos em audiobooks.

Onde? Rua Primeiro de Março, 66, Centro, tel. 3808-2020.

+ Informações? Clique aqui

Fundação Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz (Foto divulgação) bibliotecas
Fundação Oswaldo Cruz (Foto divulgação)

No interior do castelo de Manguinhos, na Zona Norte carioca, a biblioteca abriga livros de ciências biomédicas, muitos deles originais e usados no início do século XX. Era ali que Oswaldo Cruz e outros pesquisadores se encontravam para discutir seus estudos e descobertas.

Onde? Avenida Brasil, 4365, campus da Fiocruz em Manguinhos (passarela 6 da via expressa). Informações e agendamento: 2590-6747.

+ Informações? Clique aqui

Casa de Leitura

Sede do PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura), é localizada em um edifício histórico em Laranjeiras. Com destaque para seção de livros dedicados às crianças e de literatura juvenil e adulta, a casa também oferece cursos da instituição, entre eles aulas sobre a literatura africana e infantil.

Onde? Rua Pereira da Silva, 86, Laranjeiras, tel. 2557-7437.

+ Informações? Clique aqui

Paço Imperial

Instalada no primeiro andar do prédio de 1743, a biblioteca Paulo Santos foi formada pelo historiador de arquitetura de mesmo nome. Conta com um acervo de 9.000 volumes e 200 títulos de publicações periódicas de arquitetura e artes de diversos países, sendo predominante os livros especializados nos estilos lusos e brasileiros.

Onde? Praça XV de Novembro, 48, Centro, tel. 2533-4207.

+ Informações? Clique aqui

Real Gabinete Português de Leitura

Real Gabinete Português (Foto divulgação) bibliotecas
Real Gabinete Português (Foto divulgação)
Fundado em 1837 por um grupo de 43 imigrantes portugueses, a biblioteca tinha como objetivo prover cultura aos europeus residentes por aqui. Ao longo de seus 175 anos de existência, o gabinete reuniu em suas galerias cerca de 350 000 títulos, um tesouro à disposição dos cariocas. Aberto ao público desde 1900, tem relíquias guardadas como a obra Ordenações de Dom Manuel, de Jacob Cromberger, escrita em 1521.

Onde? Rua Luís de Camões, 30, Centro, tel. 2221-3138.

+ Informações? Clique aqui

https://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2015/11/03.jpghttps://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2015/11/03-150x150.jpgRenata FelerO que fazerRoteirosAbout Rio,biblioteca,biblioteca nacional,Biblioteca pública do estado,biblioteca Rio de Janeiro,Carioca,CCBB,Cidade Maravilhosa,Dicas cariocas,Dicas Rio de Janeiro,Fundação Oswaldo Cruz,o que conhecer no Rio,onde visitar,programação cultural,Real Gabinete Português de leitura,Rio 2016,Rio de janeiro,Rio de Janeiro 2015,Rio de Janeiro; RJ; Rio; Real Gabinete Português de Leitura,RJ,Turismo Rio de JaneiroO Rio possui alguns refúgios para os amantes da literatura. Refúgios esses que vão desde livrarias super agradáveis (Livraria Argumento, Arlequim, Cultura, Fnac, Saraiva, Travessa, entre outras) a bibliotecas incríveis, da época da família Real às modernosas. Confira abaixo a lista. Biblioteca Nacional É a maior biblioteca de toda a América Latina. Junto com...O melhor do Rio a um clique!