Museus, galerias e centros culturais estão sempre com ótimas exposições mas vão muito além disso! Com diversas opções gastronômicas para complementar o passeio. E foi pensando nisso que resolvemos fazer o #RoteiroAboutRio da semana com algumas dicas perfeitas para o seu próximo programinha cult 🙂 museus

roteiro personalizado About Rio

Confira também:

Restaurante Mauá, no alto do Museu de Arte do Rio

Do alto do Museu de Arte do Rio
Do alto do Museu de Arte do Rio

Com um visual maravilhoso da nova Praça Mauá e do Museu do Amanhã, na cobertura da Escola do Olhar no Museu de Arte do Rio.

Perfeito ambiente, vista, atendimento e pratos. Com ingredientes típicos regionais brasileiros que dão toques e saborosos aos pratos.

Praça Mauá, 5, 6º piso (Museu de Arte do Rio) – Centro. Tel.: (21)  3031-2819. Ter. a dom., de 12h às 18h.

La Nave, o bistrô do Planetário

La Nave Bistrô Bar (Foto divulgação) museus
La Nave Bistrô Bar (Foto divulgação)

Instalado em um dos endereços mais emblemáticos da cidade, o Bistrô.Bar agrega uma cozinha artesanal contemporânea à cultura de um dos ícones da cidade, o Planetário da Gávea, combinando alta gastronomia e boa música na dose certa.

Enquanto a turma da PUC circula e as crianças brincam no parquinho, a Nave decola com uma cozinha artesanal contemporânea e carta de drinques que inspira o happy hour.

O nome veio de E la Nave Va, longa de Federico Fellini que se desenrola a bordo de um navio onde a alta gastronomia e a boa música dão o tom. Na cozinha do chef Daniel Pinho, tudo é artesanal: pães, linguiças, massas, sorvetes… quando não, saem da horta própria. Até os drinques do Bruno Limah levam insumos preparados na hora. No cardápio, muitas opções de entradinhas para passar o tempo, como o nhoque de banana-da-terra ao cumaru com croûtons de bacon e shiitake fresco e o bolinho de abóbora com panko e miolo de gorgonzola. Para a hora principal, a sugestão do chef é o Risoto Navegante de frutos do mar, que leva abacaxi, curry da Nave e molho de ostra. Para completar, a carta de vinhos apresenta uma seleção do prestigiado sommelier Paulo Nicolay.

Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea. Tel.: (21) 3259-0255. Ter. a sex., de 19h às 00h; Sáb., de 19h até 01h.

Café da manhã o dia todo no Instituto Moreira Salles

Instituto Moreira Salles | Foto de About Rio

O Jardim do Instituto Moreira Salles é uma padaria, bistrô e delicatessen que serve café da manhã o dia inteiro, quiches, omeletes, saladas e outros pratos deliciosos de almoço e jantar, com um serviço regado de atenção e simpatia.

Vencedores por duas vezes consecutivas do prêmio de melhor café da manhã do Rio pela Revista Veja. Em 2015 recebeu também o mesmo prêmio da Revista Época e do Caderno Zona Sul do O Globo.

Abriu a unidade no IMS recentemente, juntando o café da manhã – ou da tarde, ou da noite – à beira da piscina do IMS. Pãezinhos de gruyere, os melhores ovos marroquinos da cidade e, claro, bons drinques: tudo servido all day long!

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea (Estacionamento grátis no local, sujeito à lotação). Tel.: (21)32847424.

Arte Naif, programa para os pequenos e menu orgânico

Localizado no Cosme Velho, o MIAN é o maior museu de arte naïf da América Latina. Instalado em um casarão do século XIX, próximo ao Trem do Corcovado.– aí outra dobradinha possível! -, o museu tem no acervo mais de 6 mil obras de artistas.brasileiros e de mais de 100 países, que acabam de ceder espaço para a mostra Jogando com as Cores Naïf,.que úne arte e esporte através de cerca de 160 obras de 30 artistas naïfs brasileiros,.algumas já expostas no Museu Olímpico de Lausanne na Suíça, outras especialmente produzidas para a ocasião.

Um dos diferencias do espaço, porém, são as visitas mediadas.para crianças de 3 a 6 anos, além do Naïf para Nenéns, programação regular voltada para bebês. No Da Cozinha, café super charmoso do espaço, a chef Carmen Lima serve um menu.100% orgânico que varia diariamente, trazendo saladinhas combinadas com omeletes, quiches ou escondidinhos e bolos como o de laranja com calda de chocolate. No cardápio também estão sucos com gengibre e mel, além de cafés.

Rua Cosme Velho, 561 , Cosme Velho. Tel.: (21) 2205-8612. Ter. a sex., de 20h às 18h; Sáb. e dom., de 9h às 17h.

Gastronomia em prosa e verso no CCBB

É difícil conseguir um lugar no disputado bistrô do Centro Cultural Banco do Brasil, mas a espera compensa. Sob comando da dupla a frente da Prima Bruschetteria, Erik Nako e Cristiano Lanna, o cardápio brasileiro com toques mediterrâneos é servido dentro da Livraria da Travessa, e traz opções do café da manhã ao jantar distribuídas nos capítulos Sua Versão, opção para combinar uma proteína e um acompanhamento, e o Nosso Verso, que reúne receitas especiais dos chefs. Mas cientes de que é no fim de semana que a prosa se estende, a dupla armou um programa diferente: uma feijoada toscana, servida apenas de sexta a domingo. Feijões brancos, carnes de porco e boi, ervas frescas e tomate, servida com arroz, couve frita, farofa crocante e laranja. E o preço é interessante: a porção, para duas pessoas, custa R$ 69. Outros hits são o Croque Meu Senhor, misto gratinado de carne seca acebolada e queijo meia cura e o Oincbúrguer – servido o dia todo -, de porquinho com queijo Canastra no pão de mandioca, servido com fritas mistas e goiabada-balsâmico.Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Tel.: (21) 2263-8115. Qua. a seg., das 12h às 20h. 

Crepes e galletes à moda Bretã na Casa França Brasil

Casa França-Brasil (Foto divulgação) museus
Casa França-Brasil (Foto divulgação)

Sucesso desde a sua inauguração em 2015, a Crepe Nouveau, empreitada do chef francês Olivier Cozan, já tem lugar cativo nessa lista. Com vista da varanda para a Candelária, a proposta é um charme: um cardápio de galettes, crepes à moda da Bretanha, terra natal de Cozan, crepes doces e saladinhas atende os paladares da manhã a noite. Até sanduba atual de sarraceno o chef serve! Entre as galettes, opções como a Montanha, com linguiça de cordeiro, cebola caramelizada e queijo minas e o super complete, que leva presunto cozido, emmental, ovo, molho prevençal e champignon parisiense. Na ala dos doces, perdição: maçã caramelizada com canela e caramelo ao flor de sal de Guérande, uma versão Mineira, com doce de leite artesanal, amêndoas e queijo minas. Aliás, a surpresa mesmo foi ver ele “cariocando” a ala com um recheio de brigadeiro com chocolate belga 70%.

Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro. Tel.: (21) 2263 6214. Seg. a dom., das 10h às 20h. 

Café do 18 do Forte – Forte de Copacabana

Forte de Copacabana (museus)
Forte de Copacabana

O Forte de Copacabana, localizado entre Copacabana e Arpoador, foi uma fortaleza militar importante, hoje desativado. É um dos mais belos cartões postais da cidade, com uma vista incrível da praia de Copacabana. Lugar perfeito para café da manhã e chá da tarde no tradicional Confeitaria Colombo e Café 18 do Forte.

Pç. Coronel Eugênio Franco, nº 1 – Posto 6, Copacabana. ; de terça a domingo e feriados, das 10 às 20 horas.

Museus

Dicas e/ ou sugestões de gastronomia nos museus cariocas? Compartilhe com a gente! 🙂

roteiro personalizado About Rio

museus museus museus

http://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2016/10/Cópia-de-Cópia-de-Cópia-de-RoteiroAboutRio1-1024x512.pnghttp://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2016/10/Cópia-de-Cópia-de-Cópia-de-RoteiroAboutRio1-150x150.pngRenata FelerRoteirosAbout Rio,BIstrô do planetário,brunch,brunch no Rio,Café Café museu,Café da manhã,Café da manhã no Rio,Carioca,Casa França Brasil,CCBB,dicas de restaurantes,Dicas Rio de Janeiro,gastronomia,Gastronomia Rio de Janeiro,gastronomic itinerary,gastronomy tips,Instituto Moreira Salles,La Nave,Melho resutarante,Museu,Museu do Açude,Museums with a gastronomic itinerary for sight-seeing,O que fazer de graça,O que fazer no Rio de Janeiro,O Que fazer Rio de janeiro,Onde Comer,Onde comer no rio de janeiro,Passeio,Passeios,Passeios Gratuitos no Rio,Planetário,restaurant in museum,Restaurante,Restaurante em museu,Rio,Rio 2016,Rio de janeiro,Rio de Janeiro com Chuva,RJ,Roteiro restaurante,Roteiro restaurante museu Rio,tourism,tourism in RIo,Zona SulMuseus, galerias e centros culturais estão sempre com ótimas exposições mas vão muito além disso! Com diversas opções gastronômicas para complementar o passeio. E foi pensando nisso que resolvemos fazer o #RoteiroAboutRio da semana com algumas dicas perfeitas para o seu próximo programinha cult 🙂 museus Confira também: Restaurantes...O melhor do Rio a um clique!