O bairro tem um clima de cidadezinha, com ruas de paralelepídeos, prédios pequenos e uma vista privilegiada para a Baía de Guanabara e o Morro da Urca. Somos apaixonados pelo bucólico bairro da Urca e, já que hoje o Bondinho comemora 105 anos, segue nosso #roteiroAboutRio da semana.

Café da manhã no Hotelinho

Hotelinho - Hotel Urca - Café da Manhã - Foto divulgação
Hotelinho – Hotel Urca – Café da Manhã – Foto divulgação

Para começar bem o dia, vamos recarregar as energias com um delicioso café da manhã.

O Hotelinho é um hotel na Urca que tem um café delicioso e uma vista privilegiada da Urca do seu terraço. Para quem vê de fora é apenas uma portinha humilde, em frente a famosa mureta da urca, mas por dentro tem vários itens de colecionadores, toda louça é de porcelana antiga e os quartos são decorados com móveis retro.

Para tomar o café da manhã recomendamos que ligue pelo menos até o dia anterior para que eles possam se programar e  ver se tem espaço extra por conta dos hóspedes. O preço do café da manhã  do Hotelinho é apenas R$ 20,00 por pessoa.

Rua Marechal Cantuária, 10 – Urca | +55 21 3449 8867 | +55 21 96463 3039 | Pagamento apenas em dinheiro | O café é servido de 08h as 11h.

Caminho Cláudio Coutinho e Morro da Urca

Trilha para o Morro da Uca - Foto de About Rio
Trilha para o Morro da Urca

Saindo do Hotelinho da Urca, que tal gastar as energias com uma caminhada?

E falando em caminhada, impossível não se apaixonar pelo Caminho Cláudio Coutinho, que sai da lateral direita da Praia Vermelha e contorna o Morro da Urca até quase a extermidade do Pão de Açucar, passando por trás de um dos dois antigos fortes históricos, hoje desativados mas ainda vistos em cada extremidade desta praia.

E, já que está aqui, em uma caminhada de 20/30 minutos saindo da Cláudio Coutinho você chega no Morro da Urca. Um visual incrível que vale muito a visita!!

Outra opção é ir de bondinho até o Pão de Açúcar (se for carioca, está rolando o desconto de 50% se comprar na bilheteria principal)

 

Almoçar – o que não falta são opções

As nossas duas sugestões ficam ali próximo a Praia da Urca.

Julius Brasserie

Se está em busca de um almoço mais elaborado, não deixe de conhecer o Julius Brasserie. Um ótimo bistrô, com entradas sensacionais (não deixe de provar os bolinhos.de queijo com geleia de pimenta) e pratos principais. O restaurante é pequeno e muito acolhedor, com bom atendimento e um visual lindo.

Garota da Gávea

Mas se está em busca de um almoço mais rápido, recomendamos a.picanha na chapa (muito bem servido) no Garota da Gávea. Um bar descontraído, bem tradicional na Urca.

Fortaleza de São João

Forte de São João visto da Trilha para o Morro da Urca | Foto de About Rio
Forte de São João visto da Trilha para o Morro da Urca | Foto de About Rio

A Fortaleza de São João teve origem no século XVI, erguida.por Estácio de Sá para defender a Baía de Guanabara de invasões francesas.

São oferecidas visitas guiadas para grupos aos sábados e domingos mediante agendamento prévio. Além da caminhada rodeada de mata e belas vistas do mar, é possivel ver também o local exato da fundação da cidade por Estácio de Sá, numa praia entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar. Esta fortaleza, formava uma linha defensiva juntamente com a Fortaleza de Santa Cruz e Forte da Laje que também tinham a missão de proteger a baía contra a entrada de invasores.

Ali funcionam atualmente o Centro de Capacitação Física do Exército e a Escola Superior de Guerra.

Av João Luiz Alves, s/nº – Urca | Tel(s).: (21) 2543-3323  | Email: csdpep@hotmail.com

Mureta da Urca 🍻

Bar Urca
Bar Urca

E para terminar o dia com chave de ouro, um dos programas mais cariocas: Assistir ao pôr do sol na mureta. O fim de tarde visto das margens da Baía de Guanabara deixa a mureta fica ainda mais agradável com uma boa cerveja gelada (de garrafa!) e um delicioso bolinho de bacalhau (sim, é muito fácil ser feliz no Rio <3).

A mureta da Urca é disputado em qualquer época do ano.(mas principalmente no verão carioca) e um dos mais democráticos. Procurado por moradores e turistas para curtir o fim do dia.e tomar uma gelada depois de um dia de trabalho ou um pós praia nos fins de semana.

A parte mais concorrida da mureta fica exatamente em frente.ao tradicional Bar Urca, aberto desde 1939 e que virou patrimônio cultural carioca desde 2012.  Seu Gomes, trouxe as delícias da culinária.portuguesa e incrementou com a boemia tipicamente carioca e assim o Bar Urca é sucesso até hoje.

O andar de baixo, onde fica o bar, não.tem mesas ou cadeiras, afinal a mureta tá logo ali na frente. Os pedidos são feitos diretamente no balcão.  Os petiscos mais concorridos são os bolinhos de bacalhau, pastelzinho de camarão e de siri e empada de camarão.

Dicas e/ou sugestões? Compartilhe com a gente!! 🙂

http://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Cópia-de-Cópia-de-Cópia-de-RoteiroAboutRio-7-1024x512.pnghttp://blog.aboutrio.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Cópia-de-Cópia-de-Cópia-de-RoteiroAboutRio-7-150x150.pngRenata FelerRoteirosCafé da manhã,café da manhã na urca,Dicas,Dicas de Roteiro,Fortaleza São João,Forte a Urca,forte da urca visitação,Garota da Gáva,Hotelinho urca,Julius Brasserie,morro da urca,mureta da Urca,o que fazer na urca,O que fazer no Rio,Onde almoçar na URca,onde tomar café da manha,Rio,Rio de janeiro,RJ,roteiro,um dia no Rio,URca,Zona Sul,Zona Sul do RioO bairro tem um clima de cidadezinha, com ruas de paralelepídeos, prédios pequenos e uma vista privilegiada para a Baía de Guanabara e o Morro da Urca. Somos apaixonados pelo bucólico bairro da Urca e, já que hoje o Bondinho comemora 105 anos, segue nosso #roteiroAboutRio da semana. Café da...O melhor do Rio a um clique!